A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de julho, a operação de inversão orçamentária junto ao Ministério do Planejamento referente a uma parte dos recursos destinados à aquisição do prédio da Unisul, onde funciona o campus da UFSC em Araranguá. A publicação é mais uma etapa no processo de liberação orçamentária e não significa que os recursos já estão disponíveis.
A Administração Central solicitou a inversão formalmente em maio, logo depois da posse do reitor Luis Cancellier. Naquele momento não houve indicação de que seria executada, portanto, a UFSC e a Unisul decidiram, em comum acordo, rescindir o contrato. Após a publicação, o reitor tentará obter a efetiva liberação do recurso financeiro, e, tão logo seja concluída esta etapa e os recursos estejam assegurados, a intenção é iniciar novo processo de diálogo com a Unisul para tratar, em outras condições e valores, da aquisição da área em Araranguá.
“A inversão é resultado da visita do Ministro da Educação na última terça feira, e é mais uma ação que mostra a compreensão do MEC e do Planejamento quanto à grave situação financeira da UFSC. E, conforme o Ministro Mendonça Filho disse quando estivemos juntos, demonstra o apoio do MEC à nossa instituição”, salienta Cancellier.
Mais informações:
Portaria nº 214, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Fonte: Agecom/UFSC