O documento com a pauta de reivindicações dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi apresentado ao reitor Luis Carlos Cancellier na terça-feira (12) pela Diretoria da Apufsc-Sindical. O documento foi elaborado em articulação com os membros do Conselho de Representantes do Sindicato, com sugestões dos diretores dos centros de ensino da Universidade. Nele estão as reivindicações da própria Apufsc e a pauta específica de setores da UFSC.
Entre as solicitações está a participação da Apufsc no Conselho Universitário (CUn), com direito a voz, e a atualização do Estatuto e do Regimento Interno da UFSC. O documento também pede a revisão das resoluções, adequando-as às atividades docentes atuais, além da capacitação de professores nas atividades-fim e administrativas.
A pauta inclui, ainda, a adequação de meios, condições de trabalho, desvios de função e outros aspectos ligados ao trabalho dos professores, inclusive na relação com a saúde, como também a análise e redistribuição de excesso de trabalho entre os professores e a ampliação do quadro, entre outras solicitações.
A Diretoria afirma que está à disposição da Administração Central para esclarecer o documento e destaca que espera contribuir num diálogo aberto entre a Reitoria e a categoria com o objetivo de propiciar condições de trabalho e infraestrutura nos diversos campi da UFSC. “Aguardamos o acolhimento das reivindicações, pois consideramos o pleito legítimo”, destacam os diretores.