O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) realiza nos dia 9 e 10 de novembro o segundo turno da consulta informal para a escolha do próximo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participam da consulta os dois candidatos mais votados no primeiro turno: Edson de Pieri e Carlos Alberto Marques (Bebeto)d+ e Luis Carlos Cancellier de Olivo e Alacoque L. Erdmann.
O segundo turno da consulta do Sindicato acontece porque nenhum dos candidatos atingiu percentual superior a 50% dos votos na consulta realizada nos dias 19 e 20 de outubro, quando 902 professores votaram. A chapa formada pelos professores Edson De Pieri e Bebeto Marques obteve 364 votos, seguida pela chapa composta pelos professores Luis Carlos Cancellier e Alacoque Erdmann, com 232 votos. A terceira colocação ficou com a chapa Cláudio Amante e Rogério Bastos, com 110 sufrágios. Os docentes Irineu Manoel de Souza e Mônica dos Santos receberam 87 votos e as professoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Pacheco conquistaram o apoio de 74 eleitores. Foram computados 23 votos nulos e 12 em branco. Veja aqui o resultado do primeiro turno.
O procedimento para a votação no segundo turno será o mesmo adotado no primeiro, ou seja, no dia 9 de novembro o professor receberá, por e-mail, o link para a votação online e uma sequência aleatória de caracteres, que será a senha para votar. A partir do link enviado, o eleitor poderá acessar a área de votação e inserir seu CPF e a senha recebida para iniciar o processo. Ele poderá selecionar uma das chapas concorrentes. Se não optar por nenhuma delas, poderá escolher votar em branco ou nulo. Em seguida, aparecerá um campo para validar o a escolha. A ferramenta permite a correção, caso tenha clicado na opção errada. O sistema de votação estará disponível das 8h do dia 9 de novembro às 23h do dia 10 de novembro. Os professores que não receberem a senha por e-mail poderão dirigir-se a sede da Apufsc no campus nos dias 9 e 10 de novembro, em horário comercial. Um técnico do Sindicato estará disponível para auxiliá-los. O resultado da consulta será divulgado no site da Apufsc no dia 11 de novembro, às 21h
Para a Apufsc, é muito importante que a consulta para escolha do reitor da UFSC seja transparente e, por esse motivo, adotou o sistema de Consulta de Voto Online para alcançar o maior número de eleitores possível, bem como para facilitar o processo. O procedimento online será executado de forma segura, com criptografia.
O sistema eletrônico utilizado para a realização da consulta manterá os princípios básicos das eleições eletrônicas brasileiras para garantir segurança, confiabilidade e rapidez na apuração dos votos.
1 – Princípio do Anonimato
Quando o sistema recebe o voto, as informações do usuário e da opção escolhida vão para bancos de dados de forma desvinculada, o que garante que seja impossível saber quem votou em quem.
2 – Princípio da Inviolabilidade
Os servidores onde o sistema funciona não ficam nas instalações da Apufsc, o que garante que não haverá acesso físico a eles, durante e após a votação. O resultado da consulta será acessado diretamente e somente pela Apufsc, de forma criptografada. Ou seja, os dados são codificados de forma que somente o emissor e o receptor podem acessá-los, evitando que um intruso consiga interpretá-los.
3 – Princípio da Individualidade
O sistema garante que haverá somente um voto por pessoa, pois a identificação do usuário é feita por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após a votação, o acesso por aquele CPF estará bloqueado e não poderá registrar outro voto.
4 – Princípio da Publicidade
No dia 11 de novembro, às 21h, o resultado será divulgado no site da Apufsc, onde ficará disponibilizado para futuras consultas. Os números também serão enviados à imprensa local para divulgação.
Leia Mais:
Nota de Esclarecimento à Comunidade Universitária
Editorial: Apufsc-Sindical fará consulta própria e independente para eleição para reitor