Tendo em vista comentários inverídicos que circulam em listas de discussão e outros meios, a diretoria da Apufsc-Sindical vem a público dizer que:
- Como representante legítima de todos os docentes da UFSC, tem a Apufsc-Sindical o direito e, para o seu Conselho de Representantes, a obrigação de fazer uma consulta informal a todos os professores desta Universidade, não lhe cabendo, evidentemente, consultar os demais segmentos da Universidade. Isto é apenas uma questão lógica e jamais de menosprezo aos estudantes e TAES, os quais poderiam fazer consultas independentes também.
- Viu-se o sindicato impossibilitado de participar de uma comissão em que o Andes estivesse representado, pois não possui ele a carta sindical, não sendo, portanto, representante legítimo dos professores da UFSC.
- Em nenhum momento desejou a Apufsc ofender o Conselho Universitário, pois é ele o órgão máximo da universidade, encarregado de elaborar a lista tríplice a ser encaminhada ao MEC. A Apufsc simplesmente lhe dará novos subsídios para a sua escolha.
- Como amplamente divulgado, os resultados serão segregados por categoria: docentes na ativa, docentes inativos e docentes substitutos. Isto porque a Apufsc valoriza e respeita todos os docentes da UFSC, inclusive os aposentados que a ela dedicaram muitos anos de trabalho. Caberá ao CUn decidir o que fazer com os resultados a ele entregues.
- O Sindicato em nenhum momento se manifestou a favor ou contra qualquer uma das candidaturas. Como representante de todos os professores, cabe-lhe manter-se neutro numa situação como esta. Justamente por isso, não publicou o aviso extrajudicial encaminhado por uma das chapas, temendo prejudicá-la.
- Em nenhum momento o Sindicato aconselhou os professores a votarem somente na consulta por ele empreendida. Os professores têm toda a liberdade, naturalmente, de votar nas consultas que quiserem.
- A preocupação do Sindicato com a lisura do processo é tanta que os resultados de sua consulta informal só serão divulgados ao término da consulta a ser realizada pelo Comeleufsc/2015, a fim de evitar possíveis influências.