Faltaram poucos associados para que a Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela Apufsc-Sindical para o dia 13 de agosto, atingissem o quórum legal para deliberar sobre indicativo de greve. Participaram do encontro 124 professores, mas, como Estatuto do Sindicato exige presença de 5% dos filiados, ou seja, 128 sindicalizados, nada foi deliberado. Estavam presentes 87 professores em Florianópolis, 24 em Curitibanos, 10 em Araranguá e três em Joinville. Esta foi a terceira AG convocada pela Apufsc para discutir a greve dos docentes nas universidades federais. A primeira, com a presença de 57 professores, aconteceu no dia oito de junho e a segunda, realizada no dia 16 de julho, contou com a participação de 71 associados. Na avaliação da Diretoria, como o número de presentes vem crescendo a cada convocação, o quórum poderá ser atingido na próxima Assembleia, que ainda não tem data definida. A decisão da convocação será tomada na reunião do Conselho de Representantes (CR), que acontece no dia 19 de agosto, às 16h, na sede do Campus Universitário.
Mesmo sem quórum, os professores presentes aproveitaram o momento para fazer avaliação do movimento em todo o país e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vários presentes se manifestaram, uns contra e outros a favor da greve da categoria. As condições de trabalho na universidade também foram abordadas nos debates. Além dos docentes filiados ao Sindicato, também participaram não filiados, que puderam se manifestar.
Para garantir quórum nas próximas AGs, a Diretoria destaca que os professores precisam continuar mobilizados, discutindo o movimento nos centros, departamentos e campi da Universidade.