O Calendário Acadêmico da UFSC para o ano letivo de 2015 foi aprovado pelo Conselho Universitário (CUn) na sessão ordinária da quinta-feira, dia 27. De acordo com a normativa que ainda será publicada no Boletim Oficial da UFSC, o ano letivo dos cursos de graduação inicia-se no dia 9 de março de 2015, com exceção do Campus Joinville, onde as aulas terão início em 10 de março devido a um feriado municipal no dia anterior.
As datas aprovadas para início e término de semestre são as seguintes:
1. Cursos de graduação semestrais
1º semestre letivo: início em 10 de março no Campus Joinville e em 9 de março nos demais campid+ término em 18 de julho
2º semestre letivo (todos os campi): de 10 de agosto a 12 de dezembro
2. Curso de graduação trimestral em Engenharia de Materiais
1º trimestre letivo: de 2 de fevereiro a 8 de maio
2º trimestre: de 25 de maio a 28 de agosto
3º trimestre: de 14 de setembro a 18 de dezembro
3. Internato do curso de Medicina
1º semestre letivo: de 12 de janeiro a 21 de junho
2º semestre: de 6 de julho a 13 de dezembro
4. Cursos de pós-graduação semestrais
1º semestre letivo: de 2 de março a 3 de julho
2º semestre: de 3 de agosto a 4 de dezembro
5. Cursos de pós-graduação trimestrais
1º trimestre letivo: de 2 de março a 22 de maio
2º trimestre: de 1º de junho a 4 de setembro
3º trimestre: de 14 de setembro a 4 de dezembro
6. Cursos de pós-graduação bimestrais
1º bimestre letivo: de 2 de março a 2 de maio
2º bimestre: de 11 de maio a 11 de junho
3º bimestre: de 3 de agosto a 3 de outubro
4º bimestre: de 12 de outubro a 12 de dezembro
7. Disciplinas em turmas especiais fora do período letivo
Cursos especiais de verão: a partir de 2 de fevereiro
Cursos especiais de inverno: a partir de 20 de julho
O CUn definiu também as datas para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) de 2015, que acontecerá de 21 a 24 de outubro. Além disso, os conselheiros debateram as sugestões do relator do processo, o conselheiro Yan de Souza Carreirão, que incluem possíveis modificações ao calendário para auxiliar a gestão das colações de grau, além de recomendações dos conselheiros sobre ajustes que permitam uma melhor conciliação entre as datas de formatura dos cursos de graduação e o calendário de admissões dos programas de pós-graduação. O Conselho aprovou a constituição de uma comissão formada pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (Propg) e pelo Departamento de Administração Escolar (DAE) para analisar as sugestões.
O CUn deliberou, ainda, sobre a proposta de resolução normativa que irá dispor sobre a regulamentação das atividades de pesquisa na UFSC. A matéria deve ser votada na próxima sessão, após a apresentação do parecer de vistas do conselheiro Aureo Mafra de Moraes.
Outro assunto que foi tratado pelos conselheiros foi o acordo de cooperação a ser firmado entre a UFSC e o Sapiens Parque. O acordo pretende institucionalizar a relação entre a Universidade e o parque de inovação em ciência e tecnologia localizado em Florianópolis. O pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Jamil Assreuy Filho, e o diretor de Projetos da Propesq, Elias Machado, apresentaram dados sobre o Sapiens Parque, com o intuito de fornecer mais informações sobre a matéria, que também será deliberada na próxima sessão do CUn. Participaram, ainda, o diretor-executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, e o seu diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Dilmário de Queiroz, que já foi reitor da UFSC.
Fonte: Agecom/UFSC