Alguns professores que tem direito a reajuste das cadernetas de poupança em decorrência de planos econômicos, conforme já divulgado pela Apufsc-Sindical, estão sendo procurados por advogados e entidade que dizem representar os interesses dos servidores. O Departamento Jurídico da Apufsc-Sindical alerta que, antes de contratar qualquer serviço com esses profissionais, verifique a idoneidade dos mesmos, pois muitos poupadores que tem direito ao reajuste podem estar sendo vítimas de golpe. A orientação é que os professores procurem os advogados do Sindicato para mais informações entes de fechar qualquer contrato.
Vale lembrar que o Idec conseguiu decisão favorável e definitiva aos consumidores de todo o país com relação ao erro de rendimento aplicado às poupanças, por decorrência da troca de plano econômico em 1989, chamado Plano Verão. Esta ação vale tanto para quem tinha poupança na Caixa Econômica Federal, como no Banco do Brasil.
Outro golpe está sendo aplicado por uma entidade que se denomina Associação dos Investidores em Aposentadoria Complementar (Assiac), que envia correspondência as vítimas afirmando que há saldo de rateio do fundo de reserva do plano de aposentadoria complementar e pecÚlio recolhido anteriormente e que foi cancelado sem prévio aviso. No documento encaminhado pela suposta entidade, são colocados os valores que o aposentado tem direito a receber, mas para isso acontece são cobradas algumas taxas antes do dinheiro ser liberado. Ocorre que depois de receber os valores dessas taxas, a Assiac desaparece, sem que os supostos recursos sejam liberados ao aposentado.