O auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, ficou lotado na manhã desta terça-feira (10) de servidores públicos aposentados e pensionistas, além de representantes das principais entidades nacionais do funcionalismo público, que se mobilizaram para pedir a aprovação imediata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 555/2006 Endashd+ que acaba, de maneira gradual, com a contribuição previdenciária dos servidores inativos.
O evento foi organizado pelo Movimento dos Servidores PÚblicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) e contou com o apoio de várias entidades representativas dos servidores, dentre elas o Sindifisco Nacional, a Anfip, a Fenafisco, a Fenafim, a Febrafite, o Sinal, o Sinait, o Sindilegis e demais afiliadas ao Fonacate.
A PEC 555/2006 está pronta para votação em Plenário, mas ainda não há acordo para aprovação do texto.
O presidente do Mosap, Edison Houbert, disse que o objetivo maior hoje é conseguir a assinatura do Único líder que falta apoiar a votação imediata da proposta: o deputado José Guimarães (CE), líder do PT.
Em seu discurso, o presidente do Fonacate, Roberto Kupski, enfatizou que a aprovação da proposta será uma das maiores justiças com os servidores públicos aposentados e pensionistas e convidou o deputado José Guimarães para assinar o requerimento de urgência Endashd+ para que a matéria seja votada em Plenário Endashd+ até o final desta terça-feira.
“Esse é o segundo grande evento que fazemos esse ano pela aprovação da PEC 555. Tenho certeza que o presidente desta casa, Henrique Eduardo Alves, colocará esta matéria em votação e vamos ter essa PEC aprovada até o fim de 2013”, afirmou Kupski.
Vários deputados discursaram esta manhã em prol da aprovação da PEC, dentre eles: João Dado (PDT/SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Chico Lopes (PCdoB/CE), Chico Alencar (PSOL/RJ).
O ex-deputado e autor da PEC 555, Carlos Mota, também participou de encontro e reivindicou a aprovação urgente. “Como autor da PEC, e agora como aposentado, sinto na pele o peso da contribuição. Sou solidário com o movimento e conto que a PEC seja aprovada nesta Casa”.
A aprovação da PEC 555/2006 é uma das prioridades do Fonacate e das suas entidades afiliadas.