A II Conferência Estadual de Educação (Conae) será de 7 a 9 de setembro, no campus da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais e estaduais. O objetivo é discutir as propostas de todos os encontros realizados no Estado e elaborar um documento Único para ser levado para a etapa Nacional, que será realizada em fevereiro do ano que vem, em Brasília.
Em preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, Santa Catarina realizou, este ano, 385 Conferências Livres, 275 Conferências Municipais, 20 Intermunicipais/Municipais e 21 Intermunicipais/Regionais. A Conferência Estadual segue o mesmo cronograma de discussões que tem como tema central O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual e secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, Santa Catarina se destaca no âmbito nacional devido ao importante trabalho de mobilização e pela participação nas discussões. “Cerca de 90% dos acessos nas redes sociais da Conae Nacional são feitas por Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas. As discussões estão boas e com certeza o resultado deste trabalho trará importantes ganhos para a educação catarinense”, explica Elza.
Além do tema, as Conferências seguem os sete eixos previstos no Documento Referência:
I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.
IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
A Conferência Nacional de Educação tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.
Fonte: Adjori/SC