Durante reunião realizada na quarta-feira, dia 10, a Comissão de Saúde da Apufsc-Sindical e a Unimed discutiram propostas para uma melhora no convênio do plano de saúde dos associados. Investir mais na medicina preventiva é uma das principais ações planejadas, assim como a tentativa de inclusão de novos usuários e de novos agregados.
Quanto à medicina preventiva, pode-se fazer uma campanha que explique o que ela engloba e que incentive as pessoas a engajarem-se em seus princípios. Também serão oferecidas palestras de orientação sobre os tipos mais frequentes de câncer, diabetes, alimentação saudável e caminhadas. Na época de renovação dos contratos e troca de carteirinhas, um enfermeiro da Unimed virá à Apufsc e oferecerá serviços de medição de pressão e taxa de glicemia.
As propostas de inclusão de novos usuários englobam os professores dos outros campi da UFSC, como Curitibanos, Joinville e Araranguá, além dos profissionais que trabalham na Universidade Federal da Fronteira Sul. A Apufsc também sugere a inclusão de novos agregados, por exemplo, netos de associados, e essa possibilidade será analisada pelo departamento jurídico da Unimed.