Sindicato adere ao movimento que pede repasse de 10% para a saúde

A Apufsc-Sindical aderiu ao “Movimento Nacional em Defesa da Saúde PÚblica”, que tem como principal objetivo a apresentação de Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegura o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141/2012. Para isso, o Movimento está organizando um abaixo-assinado para coleta de assinaturas. São necessárias 1,5 milhão de adesões para a apresentação do PL.
Os professores que desejam aderir ao movimento podem assinar o documento nas sedes da Apufsc-Sindical. Também esta sendo programado um grande evento no campus da UFSC para que toda a comunidade universitária possa participar. A data e o local ainda estão sendo definidas pelos organizadores do movimento em Santa Catarina.
O Movimento Nacional em Defesa da Saúde PÚblica foi criado no dia 13 de março de 2012 durante reunião na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília. Várias entidades participaram do evento e firmaram a ideia da iniciativa com a meta de aumentar o volume de recursos não atendidos pelo processo de regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000.
Com o slogan “SUS mais 10”, o movimento conta ainda com a participação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS), da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, além de diversas entidades não governamentais.