Entidades que compõem o fórum em defesa dos servidores e serviços públicos se reuniram em Porto Alegre neste domingo, 27, onde acumularam conteúdo para o debate sobre negociação coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial. Há itens onde as entidades já alcançaram consenso. Todas são a favor da regulamentação da negociação coletiva, defendem o direito irrestrito de greve dos servidores e são contra o acordo coletivo especial de trabalho. As centrais presentes ao encontro – CUT, CTB e CSP-Conlutas – pontuaram a importância de se lutar para que o acordo coletivo especial, que permite a flexibilização direitos dos trabalhadores, seja cortado pela raiz. O diretor da CUT e da Condsef, Pedro Armengol, lembrou que não se pode permitir em nenhuma hipótese que direitos conquistados sejam ameaçados, como este acordo promete fazer tornando um processo de negociações mais importante do que a própria legislação vigente. Para a Condsef e todas as entidades que representam o conjunto dos servidores das três esferas é inadmissível que o negociado sobreponha o legislado. Esta será uma bandeira de luta recorrente da categoria ao longo de 2013.
Também seguem como bandeiras centrais de luta a defesa pela regulamentação da negociação coletiva e pelo direito irrestrito de greve. Há alguns itens dentro desses temas em que as entidades ainda não conseguiram construir um consenso. Justamente por isso, o acúmulo de debate sobre os assuntos se faz tão importante e uma oficina nos dias 20 e 21 de fevereiro vai será promovida em Brasília. O debate contará com a presença de representantes de servidores públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Quatro entidades estão responsáveis pela organização dessa oficina: Condsef, Andes, CTB e CSP-Conlutas.
Outras atividades – Além da oficina nos dias 20 e 21, segue previsto para o dia 20 de fevereiro o lançamento da campanha salarial 2013. O local do lançamento ainda está sendo avaliado e será divulgado assim que confirmado. Antes do lançamento oficial da campanha salarial dos servidores, no dia 19 de fevereiro, às 10 horas, entidades do fórum de unidade e ação, que congregam trabalhadores do setor público e privado fazem uma reunião na sede da Condsef em Brasília. O objetivo será detalhar ações de uma marcha que está sendo organizada. Esta grande marcha em defesa da classe trabalhadora está prevista para ocorrer em abril.
O ano de 2013 continuará sendo de grandes desafios para os servidores públicos e demais trabalhadores do Brasil. Todos devem estar atentos ao calendário de atividades e participar da luta em defesa da classe, por um desenvolvimento econômico aliado a condições dignas de trabalho e respeito aos direitos de todos os trabalhadores.
Corrente de solidariedade por Santa Maria – A Condsef está unida a todos os brasileiros em solidariedade à tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que vitimou centenas de jovens na madrugada deste domingo, 27. A entidade convoca seus filiados a ajudar da forma como for possível neste momento. Incentivamos aqueles que puderem doar sangue para repor o estoque no Rio Grande do Sul para atendimento dos muitos feridos que necessitam de cuidados nesse momento. As doações podem ser realizadas em qualquer unidade da rede de hemocentros públicos do Rio Grande do Sul. As condições básicas para doar sangue incluem boas condições de saúde, portar documento oficial de identidade com foto e ter idade entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais. Segue a lista completa de hemocentros no estado:
Porto Alegre — Av. Bento Gonçalves, 3722 – Partenon – Porto Alegre
Santa Maria — Alameda Santiago do Chile, 35 – Bairro Nossa Sra. De Lourdes
Alegrete — Rua Gen. Sampaio, 10 – Bairro Canudos
Caxias do Sul — Rua Ernesto Alves, 2260 – Centro
Cruz Alta — Rua Barão do Rio Branco, 1445
Palmeira das Missões — Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351
Passo Fundo — Av. Sete de Setembro, 1055 – Centro
Pelotas — Av. Bento Gonçalves, 4569 – Centro
Santa Rosa — Rua Boa Vista,401 – Centro