Mais um fato histórico para o sindicalismo docente catarinense ocorreu na sexta-feira (30), quando o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) inaugurou sua sede no município de Chapecó para atender os filiados da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A cerimônia contou com a participação de professores e representantes da Reitoria da UFFS, sindicalistas de diversas entidades constituídas na região Oeste catarinense e membros da Diretoria da Apufsc. No local, serão oferecidos todos os serviços disponibilizados pela Apufsc na sede de Florianópolis, como proteção trabalhista e civil, convênios e uma estrutura completa para realização de reuniões e encontros dos associados.
O processo de criação da sede da Apufsc em Chapecó começou na gestão do então professor Carlos Mussi, com a escolha do local e reuniões de apresentação do Sindical com professores e diretores da UFFS. A nova diretoria consolidou a sede e começou o processo de filiação dos docentes. Hoje, a UFFS conta com 151 professores efetivos no campus catarinense e ainda funciona em sedes provisórias. A previsão é de que em abril de 2013 seja inaugurada a sede própria da Instituição.
O presidente da Apufsc, professor Márcio Campos, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e falou sobre a importância da inauguração da sede em Chapecó. “Apufsc vem até Chapecó abrir as portas para os professores da UFFS para que a partir deste momento eles saibam, e nós temos a certeza, que aproveitarão essa oportunidade para o crescimento. Contem conosco, inexiste distância quando existe boa vontade e generosidade. Assim é a Apufsc-Sindical, contem conosco para o que der e vier”, disse o presidente.
O professor Darlan Christiano Kroth, que representou os docentes da UFFS, falou sobre a importância da instalação da Apufsc em Chapecó. “É uma satisfação muito grande ter a Apufsc aqui em Chapecó, auxiliando na construção e consolidação da UFFS. Estamos bastante honrados com a presença da Apufsc aqui. A Universidade está à disposição da Apufsc para que possa desenvolver um bom trabalho”, falou o Kroth, lembrado que a UFSC foi uma parceira importante na consolidação da UFFS e que a Apufsc, de certa forma, também contribuiu para isso.
O representante da Reitoria da UFFS na inauguração, professor Antônio Valmor de Campos, fez uma breve análise sobre a importância do processo de negociação em todos os setores da sociedade. “Digo isso porque hoje os sindicatos têm que ser além das ideologias. E esse aprendizado a Apufsc traz a Chapecó, principalmente essa independência e autonomia. Com certeza é um momento histórico para Chapecó. Seremos parceiros no que precisar”, declarou ele.
O primeiro vice-presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior de Porto Alegre (Adufrgs-Sindical), Claudio Scherer, enalteceu a iniciativa de Apufsc, que, segundo ele, ao inaugurar a sede, está valorizando os professores da UFFS.