Das dez escolas públicas de Santa Catarina que obtiveram as melhores médias de notas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sete são institutos federais. Nesta lista, a primeira colocação ficou com o IFSC do campus de São José, na Grande Florianópolis, que teve a média de 595,20. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação e a lista possui 286 instituições de ensino.
Das outras instituições federais que aparecem na lista das dez escolas públicas com melhores médias, duas são de Florianópolis e as demais são de Camboriú, Araquari, Santa Rosa do Sul e Concórdia. A primeira escola estadual a aparecer é a Feliciano Nunes Pires, de Florianópolis, que nessa classificação aparece em 5º e na geral está na 70º colocação.
Entre as escolas municipais, as melhores colocadas foram Escola Técnica do Vale do Itajaí, em Blumenau, e a Emeb Valentin Bernardi, em Itá, com as médias gerais de 558,90 e 542,15, respectivamente.
Entre as médias mais baixas estão a escola estadual Bellermino Victor Dalla Vecchia, de Ponte Serrada, no Oeste do estado, a escola estadual Sete de Setembro, em Águas Frias, também no Oeste, que ficou em penúltimo lugar, e a escola estadual Padre Antônio Trivellin, em Painel, na Serra, em antepenúltima posição. Elas obtiveram as notas 431,58, 440,03 e 446,04, respectivamente. A escola privada com a pior média foi o Colégio Cenecista Honório Miranda, em Brusque, no Vale do Itajaí, que teve nota 505,99.