Cerca de 70 pessoas acompanharam a posse da nova diretoria da Apufsc-Sindical, na terça-feira (16), na sede Max Eampd+ Flora. Eleita com 91,35% dos votos válidos, em eleição ocorrida no dia três de outubro, a gestão Serenidade e Firmeza estará à frente do sindicato no biênio 2012-2014.
Participaram da cerimônia de posse: Carlos Mussi, presidente na gestão 2010-2012d+ José Lopes de Siqueira Neto, coordenador do Movimento Docente Independente e Autônomo (MDIA)d+ Roselane Neckel, reitora da Universidade Federal de Santa Catarinad+ Claudio Scherer, vice-presidente do Sindicato das Instituições Federais do Ensino Superior de Porto Alegre (Adufrgs-Sindical)d+ e Rafael Morgado Silva, presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB-Seção Sindical).
Em seu discurso, Mussi avaliou sua gestão, apontando os resultados positivos e os objetivos não atingidos, que deverão ser trabalhados pelos próximos gestores. O ex-presidente ainda desejou sucesso à nova diretoria nos próximos dois anos.
O novo presidente, Márcio Campos, lembrou os membros da diretoria que deixa a Apufsc e deu boas-vindas aos colegas que iniciam a nova gestão. Campos reafirmou os compromissos assumidos durante a campanha, “com uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, de valorização das atividades acadêmicas, sindicais e associativas, consoante os eixos: Sindical, Jurídico e Social.”
No plano sindical, destaca o novo presidente, o objetivo é lutar por melhores condições de trabalho dos professores, como também pela melhoria no Projeto de Lei que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos do magistério federal e da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além de fortalecer o Movimento Docente Independente e Autônomo (MDIA).
“Vamos atuar intensamente no atendimento das demandas dos filiados, como por exemplo, oferecer orientação segura esclarecedora sobre direitos em geral e de aposentadoria, informa com clareza, eficiência, agilidade e objetividade sobre a situação das ações em andamento ou em vias de proposição e atender com solicitude às consultas dos associados”, afirmou Márcio Campos sobre o plano jurídico.
Ele defendeu, ainda, a implantação de convênios que tragam benefícios concretos aos filiados, estimulando atividades sociais, culturais, científicas e de prevenção à saúde dos filiados. “Também vamos apoiar iniciativas de defesa do Hospital Universitário, especialmente em sintonia com a Associação dos Amigos do HU”, finalizou.
Roselane Neckel, reitora da UFSC, parabenizou a nova diretoria e destacou a importância do diálogo entre as competências, lembrando que muitas das questões que o Sindicato realiza e defende, vão de encontro ao que a gestão da reitoria pode fazer. “Assumimos compromisso de relação institucional com a Apufsc, respeitando a pluralidade e a diversidade, em busca de fazer parcerias com a nova diretoria para o crescimento conjunto da Universidade”, afirmou.
Após solenidade de posse, os convidados participaram do coquetel de confraternização no espaço recém-reformado da sede da Apufsc-Sindical no Edifício Max Eampd+ Flora.