As aulas do segundo semestre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começaram nesta segunda-feira (3). Os cursos voltaram nos campi de Florianópolis, Curitibanos e Joinville com praticamente um mês de atraso. Em função da necessidade da ampliação do espaço físico, as aulas no campus de Araranguá, no Sul do estado, só iniciam no dia 10 de setembro.
Além dos veteranos, 2.667 estudantes aprovados para o segundo semestre no Vestibular 2012 deveriam ter iniciado seus cursos no dia 6 de agosto. O atraso foi resultado da greve dos servidores técnicos-administrativos e dos professores da UFSC. Na quarta-feira (5), serão realizadas duas sessões da aula inaugural de recepção no Centro de Cultura e Eventos.
Apesar do movimento em número de alunos, a manhã desta segunda-feira foi tranquila na instituição. Devido ao feriado da indepedência na sexta-feira (7), a expectativa da UFSC é que a movimentação deve se intensificar a partir da próxima segunda (10), quando os alunos vindos de cidades diferentes retornem ao seu campus. Além da regularização dos estudantes que ainda têm pendências com matrículas.
Devido ao atraso das aulas, o calendário acadêmico deste semestre será dividido em duas etapas. A primeira vai até o dia 22 de dezembro, com as atividades normais de ensino, pesquisa e extensão. Depois os estudantes entram em recesso e voltam para a segunda parte, de 18 a 28 de fevereiro de 2013, quando serão realizadas as recuperações.
A última chamada do Vestibular 2012 com vistas à matrícula no segundo semestre será divulgada dia 28 de setembro. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) deve lançar o edital para o concurso do Vestibular 2013 ainda nesta semana, mas as datas das provas já foram divulgadas: 15, 16 e 17 de dezembro.