Os servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram pelo fim da greve, em assembleia realizada no começo da tarde desta terça-feira (28). Em votação, a maioria deles optou por retornar ao trabalho já nesta quarta-feira (29).
Na sexta (24) à noite, o Comando Nacional de Greve (CNG) assinou o acordo com o governo federal. Ficou decido que serão pagos 15% de reajuste em três parcelas até 2015. Com isso, as negociações com Brasília terminaram e a maioria dos servidores de todo o Brasil voltaram ao trabalho na segunda (27).
De acordo com o assessor do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), a UFSC ficaria isolada caso continuasse com a greve, o que pesou bastante na decisão para a volta ao trabalho. Além disso, será marcada uma assembleia com a reitora da universidade para discutir pautas internas, como a jornada de trabalho de 30 horas.
Nesta quarta (29) uma nova reunião do Conselho Universitário da UFSC tratará do calendário acadêmico para o segundo semestre, com indicativo de início das aulas no dia 3 de setembro.