Membros do CR defendem início das aulas no dia três de setembro

O Conselho de Representantes (CR) do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) reuniu-se na quarta-feira (22), com um quórum de 16 conselheiros. O início do semestre letivo tomou conta das discussões da reunião. Os professores defendem o início das atividades na Universidade no dia três de setembro, estendendo-se até o dia 22 de dezembro. O encerramento do segundo semestre de 2012 ocorreria na última semana de fevereiro de 2013. Os conselheiros também estranharam a não inclusão da discussão do calendário acadêmico na pauta da reunião do Conselho Universitário (CUn), que ocorreu na manhã desta quinta-feira (23). Segundo alguns membros dos CR, os Departamentos, pelo menos a grande maioria, estão prontos para começar as aulas imediatamente.

Nos encaminhamentos, foi aprovada uma nota de apoio à greve dos técnico-administrativos e que o retorno às aulas ocorra no dia três de setembro, mas levando em conta as especificidades de cada curso. Os membros do CR afirmam que a Reitoria não tem como determinar estas particularidades e que os próprios cursos podem fazer isso. Um oficio com essas propostas foi encaminhado ao CUn e lido pessoalmente pelo presidente da Apufsc, Carlos Mussi, no encontro de quinta-feira. Equotd+Resssalte-se que a proposta está fundamentada em resultado de Assembleia Geral realizada e cujo resultado consagrou a manifestação dos professores de término da greve e retorno às atividadesEquotd+, destaca o documento.

A forma com a Reitoria vem divulgando a greve no site da Universidade também foi bastante questionada durante a reunião. Foi aprovada a elaboração de uma nota, que será encaminhada à administração central, criticando essa forma de divulgação. Na visão dos conselheiros, há mais destaque para o movimento liderado pelo Andes do que da Apufsc, o único sindicato legalmente representante dos professores das universidades federais em Santa Catarina e que já definiu pelo fim da greve.

Na reunião do CUn de quinta-feira, ficou definido a convocação de um novo encontro para o dia 29 de agosto para discutir o calendário para o segundo semestre de 2012. Já as atividades ligadas a pós-graduação serão retomadas imediatamente.