A proposta de reajuste salarial que o governo apresentou aos professores da rede pública federal na última semana proporciona a todos os docentes ganhos salariais acima da inflação até 2015. A negociação mantém a política de valorização da carreira, iniciada em 2003, no Governo Lula. Desde este período, os professores vêm recebendo aumentos reais de salário, recompondo as perdas de vencimentos acumuladas em décadas passadas.
“A valorização dos docentes não começou hoje, não começou este ano. A reestruturação da carreira dos professores vem acontecendo desde 2003, com recomposição salarial ano após ano. Estamos em um momento econômico delicado, mas continuamos a valorizar os professores, porque a prioridade do Governo é a Educação”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.
A partir da prioridade do Governo Federal em qualificar a Educação, a proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento contempla os docentes com reajustes que chegam a 77,27% acima da inflação até 2015 para docentes das universidadesd+ e 75,48% para professores dos institutos tecnológicos. Em 2015, o salário dos docentes Titulares com dedicação exclusiva chegará a R$ 17.057,74.
Clique aqui para conferir a tabela com a evolução salarial da Carreira de Docentes entre 2003 e 2015