Análise da Presidência

No âmbito da UFSC, via lista de discussão, polemiza-se restritamente, o processo democrático desenvolvido pela Diretoria da Apufsc-Sindical, inclusive com amparo estatutário, para apresentar à Reitoria uma pauta propositiva de expectativas dos associados do Sindicato.

Cronologicamente, dia 10 de abril foram encaminhados ofícios, solicitando que os professores de departamentos e diretorias de centros, bem como dos campi externos, encaminhassem propostas de necessidades ao Sindicato.

Na sequência, no dia 16 de abril, foram oficiados os representantes dos departamentos no Conselho de Representantes (CR) para que estimulassem o envio de  necessidades anteriormente solicitadas.

No dia 14 de maio foi encaminhado ofício a todos os envolvidos e já referidos para reunião que foi realizada na sede da Apufsc, no dia 17 de maio, oportunidade em que os foram discutidos os resultados consolidados das sugestões e proposições encaminhadas.

Ressalta-se que o CR, através dos representantes, foi convocado para reunião para o dia 26 de abril com pauta definida e no qual, no item quatro, previa a “Formulação de Pauta à Administração da UFSC”.

Finalmente em 28 de maio foi realizada reunião da Diretoria da Apufsc com a Reitora e a Vice-Reitora, apresentando os dados da Pauta de Reivindicação e Proposições.
Em conclusão, nada mais participativo e democrático, inclusive amparado estatutariamente.

Considerações que não reconheçam esta realidade e a iniciativa inovadora emergem da necessidade da discussão e provocação pelo discurso vazio.

Carlos W. Mussi
Presidente da Apufsc-Sindical