A Câmara analisa o Projeto de Lei 3012/11, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que unifica as datas dos vestibulares de universidades públicas federais e estaduais. A data seria definida pelo Ministério da Educação.
Segundo o deputado, o projeto, se aprovado, corrigiria uma “grave distorção” no sistema brasileiro de ensino superior, que privilegia estudantes de famílias com renda maior, que podem pagar despesas de locomoção e hospedagem em diferentes cidades.
O parlamentar acredita que a unificação de datas de exames evitará o monopólio do acesso ao ensino superior público por grandes centros de ensino médio nacional e redes nacionais de cursinhos.
Integridade e Consideração Ética: integridade e ética são essenciais para o processo de revisão.
Quanto aos rumos que serão tomados pelo Conselho Global de Pesquisa, comentário publicado no blog da revista científica Nature reconhece que são incertos. O órgão poderá se revelar uma poderosa central de articulação de acordos sobre as melhores práticas para a condução da pesquisa científica e de parcerias internacionais, ou se limitar a um centro de debates entre agências de diferentes países.
Suresh disse ter a esperança de que se algumas dezenas de países adotarem padrões comuns de integridade, transparência e revisão pelos pares, esses padrões possam vir a ser abraçados por qualquer grupo interessado em uma parceria internacional para pesquisa, sejam governos, empresas ou universidades.
A próxima cúpula global deve ocorrer em 2013, e terá como coanfitriões o Brasil e a Alemanha.