Os professores das escolas estaduais em greve de Santa Catarina realizarão dois atos públicos na tarde desta quinta-feira, ambos às 14h, para solicitar a reabertura das negociações salariais. Um deles será na Praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis, e o outro na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó, no Oeste.
O governo deixou de negociar com a classe dos trabalhadores depois que a paralização foi iniciada, na segunda-feira da semana passada.
Enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) estima que pelo menos 30% dos professores estão em greve, a Secretaria de Estado da Educação afirma que existe apenas 1% de adesão.
Uma das reivindicações é o reajuste do piso em 22,22% de forma igual. De acordo com o Sinte, o governo deu o aumento total somente para parte dos professores, principalmente em início de carreira. E isso dividido em cinco parcelas até 2013.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com 65,8 mil professores, dos quais 22 mil são efetivos na ativa, 19,8 mil ACTs e 24 mil aposentados, distribuídos em 1.112 unidades escolares. O número de alunos é de 640 mil.