Índice considera principalmente a visibilidade na web e número de items em sites acadêmicos
Comentar0CorrigirImprimirDiminuir fonteAumentar fonte A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou em quinto lugar entre as universidades da América Latina no ranking Webometrics. O índice, que é quantitativo e considera a visibilidade e quantidade de publicações da instituição na Internet, trata-se de uma iniciativa para incentivar as universidades a aumentar sua presença na rede. A primeira colocada mundialmente é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Entre as universidades latinoamericanas do ranking, o Brasil tem oito das 10 melhores colocadas. A primeira é a Universidade de São Paulo (USP), que fica no 20º lugar no ranking mundial. A UFSC está em 129º lugar, o que a coloca entre os 1% melhores colocados entre as 20.372 universidades incluídas na pesquisa.
O principal fator usado no cálculo, a visibilidade na Internet, constitui metade da pontuação de cada universidade e leva em conta o número de links externos ao site da instituição. Outro fator importante é o número de itens publicados nos sites Google Scholar e Scimago, que reúnem trabalhos acadêmicos. Além destes, o número de páginas indexadas no google e a quantidade de arquivos em pdf, Word e Powerpoint.