Candidatos que disputam segundo turno nas eleições da UFSC apresentam propostas

A comunidade universitária volta às urnas no dia 30 de novembro para decidir quem vai administrar a UFSC nos próximos quatro anos. Como no primeiro turno, realizado no dia 17 de novembro, nenhum dos cinco candidatos conseguiu votos suficientes para liquidar a fatura, a eleição será decidida em segundo turno com os candidatos Carlos Alberto Justo, o Paraná, e Roselane Neckel.

Como ocorreu no primeiro turno, quando todos os cinco candidatos participaram dos encontros promovidos pela Apufsc-Sindical, no segundo turno os dois postulantes também tiveram seus programas de governo questionados pelos professores filiados ao Sindicato. Os encontros aconteceram nos dias 24 e 25 de novembro e foram transmitidos ao vivo pela internet. Os vídeos estão disponíveis no site da Apufsc. Veja abaixo as principais propostas dos dois candidatos.

Na consulta realizada no dia 17 de novembro, compareceram às urnas 11.641 eleitores, ou seja, apenas 30,90% do eleitorado, que é formado por 37.676, o candidato Paraná alcançou o índice 0,4276 e a candidata Roselane conseguiu índice 0,2434. Paraná teve 4.568 votos, contra 3.241 da candidata Roselane. A votação a ocorreu em 62 seções espalhadas pelos câmpus da UFSC em Florianópolis, Joinville, Araranguá e Curitibanos. O número absoluto de votos, porém, não é o usado para indicar os vencedores. Os votos de cada categoria de eleitores — alunos, professores e técnicos administrativos — correspondem a 1/3 dos índices calculados para cada candidato.

O candidato com a terceira maior pontuação foi Irineu Manoel de Souza, com 1.884 votos, seguido por Dilvo Ilvo Ristoff, que teve 1.527 votos e Fernando Kinoshita com 84.

 
Carlos Alberto Justo – Vice: Vera Bazzo
Principais propostas:
 
* Incorporar nos currículos dos cursos de graduação atividades complementares, propiciando aos estudantes condições de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico de suas áreas de estudo, através de monitoria, estágio, extensão, iniciação científica e atividades artísticas e culturais.
* Intensificar a integração entre os cursos de graduação e pós-graduação, apoiando programas que viabilizem tais movimentos.
* Consolidar ações para a formação do servidor técnico-administrativo em educação e docentes, balizando o desenvolvimento das competências institucionais por meio do desenvolvimento das competências individuais e/ou grupais.
* Intensificar junto ao MEC, MPOG e Andifes, ações para a reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes.
* Realizar estudo com a comunidade universitária com vistas à implantação do atendimento de fluxo contínuo, nos setores da UFSC, com flexibilização da carga horária, com base na legislação vigente.
 
Roselane Neckel – Vice: Lúcia Pacheco
Principais propostas:
 
*Realizar fórum para debater e propor uma política de gestão de pessoas, com a finalidade de aperfeiçoar a atuação dos profissionais
*Definir uma política de gestão de planejamento e de dimensionamento de servidores docentes e técnico-administrativos
*Implantar programas de gestão de pessoas vinculadas a metas institucionais definidas no planejamento estratégico, que incluam ingresso, recepção e socialização, avaliação de desempenho, dimensionamento, levantamento de necessidades de capacitação e desenvolvimento profissional
*Proposição de critérios de natureza técnico profissional para o preenchimento de cargos gerenciais
*Profissionalizar a gestão universitária com a finalidade de reduzir a burocracia e mapear e otimizar processos administrativos
*Atualizar as tecnologias de informação (hardware e software) em uso, possibilitando melhoria de tomadas de decisão acadêmica, administrativa e financeira e a melhoria no fluxo de informação