A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sempre despontou como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina. Na lista publicada recentemente pelo site TopUniversites.com sobre as melhores universidades latino-americanas, a UFSC está colocada em 45º lugar. Nas listas das melhores universidades brasileiras, ela aparece sempre no topo. Algumas a colocam em quinto lugar, outras em sétimo. Os critérios de avaliação levam em conta a proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per capita, a presença na internet e as pesquisas existentes. Então, com isso, pode-se afirmar que não existe educação de qualidade sem o bom professor. Ele é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação é determinante para o desempenho dos alunos e da própria instituição em que leciona.
Nesse mês de outubro, quando se comemora o Dia do Professor, a Apufsc-Sindical não poderia deixar de parabenizar esses profissionais que são agentes de transformação da sociedade catarinense e brasileira. Para o Sindicato, é um orgulho ter em seu quadro de associados pessoas tão qualificadas e que colocam a UFSC no topo das melhores instituições de ensino.
Estar entre as melhores universidades do país e da América Latina é um fato que precisa ser comemorado, mas, nem por isso se pode omitir que a carreira de professor deveria ser a mais valorizada num país que pretende ser desenvolvido econômica, social e culturalmente. Uma remuneração justa, com uma expectativa de futuro, com condições físicas e humanas para o trabalho e um bom plano de carreira, são fundamentais para o necessário reconhecimento do professor.
É por isso que a Apufsc-Sindical tem como objetivos estatutários estimular o desenvolvimento científico e cultural de seus filiados, promover a discussão das políticas educacionais, científica e cultural brasileira, promover estudos visando o aprimoramento do ensino superior, interagir com a sociedade civil na busca do aperfeiçoamento da educação superior, estimular a excelência acadêmica dos docentes, verificar as condições de trabalho dos professores, representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais da categoria profissional e os interesses individuais de seus filiados, celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, e zelar por seu cumprimento, entre outros. O Sindicato assume o compromisso, uma vez mais, de atender esta razão de existir consagrada em assembleia democrática e majoritária.
Parabéns professores, vocês são os principais responsáveis pelo sucesso da UFSC.