Matéria publicada no Boletim de 9 de maio deste ano, sob o título Coordenação de graduação: uma função desvalorizada terminava com o seguinte parágrafo: “Dados a que a Apufsc-Sindical teve acesso, mas que ainda carecem de confirmação, indicam que nos últimos anos tem havido na UFSC um aumento razoável no número de Funções Gratificadas, mas que tem sido destinadas prioritariamente a atividades-meio. Ao mesmo tempo, tem havido um aumento no número de STAs lotados nas Pró-Reitorias e órgãos da Administração Central às custas de reduções significativas no número de STAs que atuam nos Centros de Ensino. Esse fato se reveste de maior gravidade ainda se lembrarmos do aumento do número de cursos e de vagas oferecidas nos vestibulares pela UFSC.”
Para dar mais transparência a essa questão, no inicio do mês de maio a Apufsc-Sindical encaminhou ofício ao Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano e Pessoal, Luiz Henrique Vieira Silva, solicitando informações sobre o número de servidores técnicos administrativos da UFSC e sua distribuição, por órgão de lotação, e o número de FGs e CDs, em cada nível, na UFSC e também sua distribuição por órgão de lotação. O ofício pedia que esses dados fossem informados para quatro momentos: dezembro de 1996, de 2001 e de 2006 e abril de 2011.
O Ofício foi protocolado no Serviço de Recepção e Atendimento do Servidor no dia 13 de maio. Posteriormente, em 19 de julho, o Ofício foi enviado por e-mail para a Secretária do Reitor. Até o momento, nenhuma resposta.