Sintufsc decide dia 12 se mantém greve dos trabalhadores técnico-administrativos

 Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc) vai realizar uma assembleia às 14h do dia 12, terça-feira, no hall da Reitoria, para decidir pela continuidade ou não da greve que começou há um mês na instituição. A reunião é necessária em vista da deliberação do comando nacional de greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), que no dia 6, quarta-feira, optou pela suspensão da paralisação dos trabalhadores técnico-administrativos das universidades federais a partir de 14 de julho, investindo na negociação, com a realização de plenária na primeira quinzena de agosto para avaliar as respostas do governo às reivindicações da categoria.

De acordo com o coordenador do Sintufsc, Celso Ramos Martins, uma reunião realizada nesta quinta-feira analisou o documento do governo que propõe a retomada da normalidade do processo negocial, mediante compromisso de estudar a concessão das vantagens solicitadas pelos servidores. “Poderemos acatar ou não a sugestão do comando nacional”, afirma Martins. O dia 12 de julho é o prazo limite para que os sindicatos das universidades realizem suas assembleias.

Em reunião geral dos servidores públicos federais com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no último dia 5, foi apresentado o levantamento das demandas das categorias que estão em negociação com o governo. As demandas dos servidores das universidades federais não estariam incluídas, segundo o secretário de Recursos Humanos do ministério, Duvanier Paiva, em vista da ausência da Fasubra na negociação, ao contrário do restante das entidades do funcionalismo. Além disso, a disposição do governo é não negociar com a entidade em greve.

As principais reivindicações dos trabalhadores são reajuste salarial, concessão de piso de três salários mínimos, isonomia salarial e de benefícios, racionalização de cargos e abertura de concursos para públicos para substituir a mão de obra terceirizada.

Mais informações podem ser obtidas nos sites www.sintufsc.ufsc.br e www.fasubra.org.br.