A Câmara de Ensino de Graduação da UFSC (CEG) aprovou na última quinta-feira, 08/06, portaria para a criação do curso de Medicina Veterinária no campus da UFSC em Curitibanos, cidade que fica no coração geográfico de Santa Catarina. O professor Rogério Vianna, membro da comissão idealizadora do projeto pedagógico do curso, comenta que a aprovação na Câmara de Ensino é o primeiro passo para abertura de vagas no vestibular e estruturação física da graduação no município.
A comissão é formada pelos professores Alceu Mezzalira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agro-veterinárias do campus da UDESC, em Lagesd+ pela professora Dominguita Lüher Graça, do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)d+ Valério Valdetar Marques Portela Junior, do Departamento de Ciências Rurais da UFSC e André Lucio Fontana Goetten, médico veterinário do campus que redigiram o texto do projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária da UFSC em Curitibanos.
“Foram 14 meses de trabalho. Um grupo de professores da área redigiu o projeto pedagógico e se mobilizou pela aprovação. Tivemos o total apoio da direção central do campus, e também de outras entidades sociais de Curitibanos como Universidade do Contestado (UNC), Lyons Clube e Rotary Clube.
O professor destaca que entidades de ensino como a UFSM e o Centro de Ciências Agro-veterinárias (CAV) do campus da UDESC, em Lages, apóiam o projeto e a iniciativa pioneira do grupo. As entidades se mostraram dispostas a colaborar com a estruturação do curso na cidade. “O campus foi feito pensando na vocação agropecuária e agrária do Planalto Serrano e região Meio Oeste. Essas regiões possuem um bom campo de trabalho. Além da criação de suínos, gado, rebanho ovino, há muitas industrias agroalimentares já estabelecidas. O apoio de outras entidades de ensino é de fundamental importância para que o projeto avance no âmbito da pesquisa e extensão” , complementa Vianna.
Com a aprovação no CEG, o próximo passo é fazer a inclusão do curso no sistema do Ministério da Educação (MEC). O Diretor Geral do campus da UFSC em Curitibanos, professor César Damian, comenta que, a princípio, o curso vai oferecer 40 vagas. A expectativa é de que as aulas comecem no primeiro semestre de 2012. Além do recém-aprovado curso de Medicina Veterinária, o campus já abriga o curso de Ciências Agrárias, que mantém as atividades acadêmicas desde o primeiro semestre letivo de 2010. No vestibular 2011 o curso ofereceu 200 vagas.
Campus de Curitibanos
O campus foi oficialmente inaugurado no dia 20 de agosto de 2010. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, do reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, do atual diretor geral do campus, professor César Damian, e também autoridades do município. O campus faz parte do projeto de interiorização da Universidade Federal. Com menos de dois anos em funcionamento, o curso de Ciências Rurais já mantém um Programa de Ensino Tutorial, o PET de Ciências Rurais, que permite aos alunos aprofundar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.
Câmara de Ensino
A Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da UFSC é o órgão deliberativo e consultivo em matéria de Ensino de Graduação da UFSC e tem como presidente a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Rauh Müller. É a CEG que analisa e aprova os novos cursos de graduação da Universidade. É tarefa do órgão aprovar os currículos e projeto pedagógicos dos cursos e encaminhá-los ao Ministério da Educação (MEC). A CEG pode propor a supressão ou criação de cursos de graduação. A Câmara estabelece as políticas e normas em relação às práticas de ensino da UFSC. As Reuniões Ordinárias da Câmara acontecem na segunda quarta-feira de cada mês, das 9h às 12h.