Estão abertas as inscrições para os interessados em elaborar e revisar itens para a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente. Os interessados na elaboração e na revisão técnico-pedagógica ou na revisão linguística de itens têm prazo até 1º de julho para se cadastrar, pela internet.
Os colaboradores selecionados trabalharão na elaboração e na revisão de questões que comporão o banco nacional de itens para a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente (BNI-docente). Os itens serão elaborados a partir de matriz de referência, que está em etapa de discussão pelas entidades que compõem o comitê de governança da prova, prevista para o segundo semestre de 2012.
O candidato a elaborador ou a revisor técnico-pedagógico de itens precisa comprovar formação e experiência mínimas em uma das áreas relacionadas à prova, entre as 24 indicadas em edital. Para se candidatar a revisor linguístico, é necessário ter licenciatura ou bacharelado em letras e experiência em revisão de textos publicados ou de itens de provas para avaliação ou seleção.
Os candidatos mais bem classificados serão convocados, até 9 de julho próximo, para curso de capacitação, em Brasília, com duração de três dias, entre 1º e 19 de agosto. Os aprovados na capacitação serão convocados de acordo com as necessidades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O cadastramento dos interessados na elaboração e na revisão técnico-pedagógica ou na revisão linguística de questões deve ser feito na página eletrônica do banco nacional de itens, na qual são encontrados também os editais da prova.