O dia 15 de junho será marcado por manifestações nas Assembléias Legislativas de todos os estados brasileiros, em defesa da Universidade Pública. A deliberação para a manifestação unificada foi tirada no 7º Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), realizado no último mês, em Salvador.
O ato, preliminar a grande marcha nacional do dia 16/6, visa promover audiência pública nas Assembléias Legislativas, para exigir mais recursos para a educação e melhores condições de trabalho nas universidades públicas.
“Deliberamos por fazê-lo em junho, pois é neste mês que os deputados votam as Leis de Diretrizes Orçamentárias dos Estados (LDO) Além disso, o evento acontece no dia 15, como uma preparação para o ato nacional do dia 16 em Brasília”, conta o professor Milton Vieira do Prado Júnior, 3º secretário do ANDES-SN.
Segundo o diretor da entidade, existe uma necessidade urgente em rediscutir o percentual de verba destinado, pelos estados, ao financiamento das universidades públicas, tendo em vista a precariedade das condições de ensino, geradas principalmente pelo projeto de expansão do Reuni.
Prado Júnior destacou como exemplo o caso da Universidade Estadual do Ceará, que atualmente conta com 25% do seu quadro docente composto por professores substitutos. “Isso só pode ser mudado se a LDO for aprovada com base nas diretrizes de ampliação dos recursos destinados às universidades”, comenta o 3º secretário do ANDES-SN.
O diretor ressalta ainda que todas as demandas por melhorias nas universidades, tanto dos docentes, quanto dos alunos e dos técnicos administrativos, passam por uma discussão no aumento do percentual de financiamento das instituições públicas de ensino.