No dia 28 de abril, a Apufsc-Sindical participou de um debate sobre saúde e segurança do trabalho dentro da Universidade, organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS). Além da Apufsc, participaram do debate representante do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenadores de cursos, docentes e técnicos administrativos.
O debate ocorreu no mesmo dia que se comemora o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Durante o encontro, vários presentes falaram sobre os problemas da saúde do trabalhador. O presidente da Apufsc, Carlos Mussi, destacou a importância de se cuidar dos professores das universidades federais, tanto os ativos quanto os inativos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses profissionais.
Já o coordenador da Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, Nelton Luiz, apresentou dados que apontam o aumento dos acidentes de trabalho no Brasil. Segundo ele, isso acontece devido ao crescimento econômico do país nas últimas décadas. O Brasil, de acordo com Luiz, é o quarto país em número de acidentes, só perdendo para a China, EUA e
Rússia.
Pelo MPT, falou Cristine Fontes, que destacou a importância da utilização das ferramentas de saúde e segurança dos trabalhadores, como a carteira de trabalho e suas garantiasd+ o seguro-desemprego, o FGTS e as constantes inspeções de trabalho, amparadas pela Superintendência Regional do Trabalho.
Na semana passada faleceu, vítima de um acidente de trabalho, um operário que trabalhava nas obras de construção de um prédio no Centro de Desportos da UFSC. Esse operário era vinculado a uma empresa encaregada da construção.