Manifesto em defesa do curso de medicina da UFSC

Preocupado com a qualidade do curso de medicina da UFSC, um grupo de professores criou um blog na internet para discutir a situação e pedem que alguma decisões sejam tomadas com certa urgência, como implementação de  uma estrutura organizacional do curso como um todo e a diminuição da carga horária das oito primeiras fases, organizando e respeitando as áreas verdes dos estudantes. “Essa mudança na filosofia metodológica será fundamental para avançarmos enquanto academia e sociedade, influenciando melhor a formação de médicos que se caracterizam pela descoberta, autonomia, inovação e humanização”, afirma os docentes.

 

Um dos autores do blog, professor André Báfica, afirma que o curso de graduação em medicina deve ter um projeto pedagógico construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor com facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Para ele, a aprendizagem deve ser interpretada como um caminho que possibilita ao sujeito social transformar-se e transforma seu contexto. “Ela deve ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta à resolução de situações-problema com uma das estratégias didática. Este projeto pedagógico deverá buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência. Porém deverá ter a investigação com eixo integrador que retroalimenta a formação acadêmica e a prática médica”, declara  Báfica.

 

Leio o manifesto na integra no endereço: www.emprolmedicinaufsc.blogspot.com