Os estudantes do campus do Gama da Universidade de Brasília (UnB) estão em greve. Os alunos resolveram que não vão frequentar as aulas enquanto as obras do novo prédio não estiverem concluídas.
A obra deveria ter sido entregue em março do ano passado. A decisão pela paralisação foi anunciada em assembleia na noite desta segunda-feira (28). A greve deverá ser feita até o dia 21 de abril, data marcada para entrega do primeiro prédio do novo campus. O placar foi de 264 a favor da greve e 208 contra.
Apesar da decisão, os professores iniciaram as aulas na segunda-feira (28) com a presença de alguns alunos. O diretor da unidade, Alessandro Borges, diz que as aulas vão continuar e que ainda não sabe como irá agir no caso de faltas de alunos.
Os estudantes reivindicam melhores condições de ensino. As aulas dos cursos de engenharia ocorrem em um prédio onde funcionava o antigo fórum do Gama. Com a chegada de 240 calouros em janeiro, as salas ficaram superlotadas. “Quando o chega na etapa de profissionalização, ele começa a demandar laboratório, infraestrutura e espaço físico para poder praticar”, explica Victor Hugo de Sousa, presidente do centro acadêmico.
A nova promessa é que a construção o prédio novo do campus do Gama seja entregue aos alunos em 21 de abril. Até lá, os estudantes se recusam a frequentar a faculdade. “Quando a gente abre mão de estudar, a gente está abrindo mão do investimento, inclusive financeiro que acarreta desde o início. A gente não está reivindicando ar condicionado, queremos sala de estudo”, fala o estudante de engenharia Cristiano Starling.
De acordo com o presidente do centro acadêmico, mais de 1,2 mil alunos estão sendo prejudicados.