Proposta de professores para progressão recebe sugestões no site da Apufsc

A Apufsc continua recebendo propostas e sugestões para a construção de uma proposta para progressão funcional dos professores da UFSC.

O texto foi elaborado por uma comissão composta pelo Sindicato e formada pelos professores Danilo Silva, Nestor Roqueiro, Paulo C. Philippi e Walter A. Bazzo. O documento foi distribuído por meio de um Informe Especial na semana passada e está disponível no site da Apufsc Sindical.

A proposta aborda as duas modalidades a progressão horizontal – entre níveis dentro da classe – e vertical – de uma classe para a seguinte.

Como norte, além da “preocupação em garantir a qualidade da atividade docente através de um sistema de premiação ao mérito, o que se traduz na necessidade de avaliar”, o documento propõe a substituição de uma avaliação meramente numérica “e, portanto, inevitavelmente simplista”, por uma avaliação feita por pares, como a utilizada com muito sucesso por Capes e CNPq, exemplifica o texto.

Apontando o desgaste de se avaliar todas as atividades docentes a cada dois anos (que seriam 18 meses na nova carreira), a proposta sugere que se realize uma avaliação completa a cada seis ou oito anos, como ocorre em outros países.

O site também traz uma área especial para os professores apresentaram suas sugestões. O link é www.apufsc.ufsc.br/consulta/1. Ao final do texto da proposta, há um formulário no qual o professor pode inserir seu nome e fazer suas considerações a respeito do assunto.