Os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) não fazem mais parte da Andes. A deliberação foi aprovada por 565 votos a favor, dois votos contra e uma abstenção em assembléia realizada na última quinta-feira, 17 de março.
Além da desfiliação, os docentes da UFG aprovaram propostas que permitem as mudanças necessárias para retirar o nome da Andes do regimento da entidade e incluem um item que autoriza a criação do novo sindicato sem a necessidade de quórum qualificado.
Depois desta assembléia, nova assembléia foi realizada e aprovou a transformação da Associação dos Docentes da UFG em Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado de Goiás, além de referendar o Estatuto da entidade. Os professores autorizaram o encaminhamento das providências necessárias para registrar o Sindicato no Ministério do Trabalho e demais órgãos competentes, bem como elegeram a então diretoria da ADUFG como direção provisória da ADUFG Sindicato até maio próximo, quando será realizada eleição.