A Comissão de Ética Pública da UFSC fará um ato solene pelo Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento ocorre amanhã, 9 de dezembro, às 14 horas, na Sala dos Conselhos, andar térreo da Reitoria. A escolha do dia 9 de dezembro é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção realizada há exatos sete anos, em 2003, na cidade mexicana de Mérida. A solenidade terá transmissão ao vivo pelo link server.stream.ufsc.br/conselho.
A programação, que faz parte dos 50 anos da universidade, inclui a palestra “O que você tem a ver com a corrupção?”, ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público, Afonso Ghizzo Neto. Em seguida, a mesa-redonda de mesmo tema reúne o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Marcelo Campos da Silva, o representante do Ministério Público do Estado de SC, Marina Modesto Rebelo, o professor do Departamento de Filosofia da UFSC, Darlei Dall”Agnol, sob a coordenação do presidente da Comissão de Ética Pública da universidade, Paulo Roney Ávila Fagundez.
Após o coffee break, a Comissão apresenta o anteprojeto “O sentido da ética na UFSC” e lança o Concurso de Monografia homônimo. Antes do encerramento haverá a premiação do 4º Concurso de Desenho e Redação da CGU. “Pretendemos com o evento divulgar nossas ações para 2011 e provocar a reflexão do sentido da ética na UFSC”, explica a secretária da Comissão, Rogéria D”El Rei Martins.
De acordo com o coordenador da campanha em Santa Catarina, Afonso Ghizzo Neto, a solenidade tem viés duplo. “Temos que ter humildade e consciência de que devemos somar ideias de áreas diferentes. É uma contribuição conjunta para um problema que é de todos”, lembra. O segundo objetivo é levar as pessoas à reflexão. “Não vamos solucionar o problema do dia para a noite, mas vamos provocar as pessoas a pensar mais sobre o assunto”.
O evento tem o apoio de doze instituições: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Controladoria-Geral da União, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, Fundação Casan, Instituto Consciência e Cidadania, Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Observatório Social Florianópolis, Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Fazenda, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas de Santa Catarina.