Em plebiscito que contou com a participação de 753 sindicalizados, os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram transformar sua associação docente (ADUFG) em sindicato local, desfiliando-se do Andes-SN.
Realizada nos 26 e 27 de outubro, a consulta registrou 452 votos (60,03%) favoráveis à criação do sindicato local, com desfiliação do Andes e organizado nacionalmente numa federação. 272 professores (36,12) votaram pela manutenção da seção sindical do Andes-sn, com desfiliação do Proifes. Outros 29 (3,85%) votaram em branco ou nulo.
“O resultado da consulta indica que a maioria dos professores filiados quer transformar a ADUFG um sindicato local, com autonomia para fazer suas próprias reivindicações junto ao governo federal, e independência para se juntar a outros sindicatos locais de professores de Ifes que tenham demandas e anseios similares”, avaliou a direção da associação docente.
O debate sobre organização sindical e criação de um sindicato local já ocorria desde 2007 na UFG. Porém, somente numa assembléia geral realizada em 6 de outubro aprovou-se a realização do plebiscito.
Nova assembléia será convocada para dar consequência às deliberações da consulta feita aos professores na semana passada.