A Apufsc tem nova diretoria. Eleita no dia 14 de outubro, a chapa “Por um novo sindicalismo universitário” tomou posse na última quarta-feira, dia 27, em solenidade realizada no auditório do Centro Sócio-Econômico, para um mandato de dois anos. Em seu discurso de posse, o novo presidente do Sindicato, professor Carlos Wolowski Mussi, resumiu os cinco eixos de que devem caracterizar a ação deste novo sindicalismo: representatividade, autonomia, iniciativa, alianças e efetividade. Para Mussi, a atuação da diretoria do Sindicato deve se concentrar na via sindical e na via associativa, também englobando atividades sociais, culturais, científicas e esportivas.
No campo sindical, destacou o novo presidente da Apufsc, o trabalho será para consolidar a federação de sindicatos docentes autônomos, construir alianças sólidas com parceiros e entidades congêneres, se aproximar e se identificar mais efetivamente com os interesses dos professores, defender a sustentabilidade do processo democrático para ocupação de cargos de gestão universitária e acompanhar a administração universitária.
No lado associativo, destacou Mussi, a Apufsc deve intensificar a campanha de filiação nos campi da UFSC (Araranguá, Joinville e Curitibanos) e no campus de Chapecó da UFFS. Também vai trabalhar para reconquistar a convivência universitária através de projetos culturais, sociais, científicos e esportivos, além de participar e apoiar iniciativas que discutam e aprimorem os valores da sociedade catarinense.
A nova diretoria vai buscar atualizar o Estatuto da Apufsc, atuar de forma integrada com o Conselho de Representantes e reativar os Grupos de Trabalho para discutir temas como política sindical, carreira e condições de trabalho,segurança jurídica, ações socioculturais e ciência Eampd+ tecnologia.“Não há nada mais poderoso que uma idéia que chegou no tempo certo”. O discurso de despedida do presidente da Apufsc nos últimos quatro anos, Armando de Melo Lisboa, começou citando o escritor francês Victor Hugo. Lisboa saudou a nova diretoria, agradeceu os diretores que saem e destacou o trabalho realizado durante seus dois mandatos, de resgate da participação e de respeito à vontade da categoria. Ressaltou ainda o caráter autônomo do novo sindicalismo universitário, contra o aparelhismo das entidades e sem carreirismo sindical. “Reafirmamos o caráter local do sindicato, mas não se trata de um projeto paroquial e sim de uma proposta nacional de reconstrução do sindicalismo docente”, finalizou o ex-presidente da Apufsc.
A cerimônia contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Rauh Müller, representando a Reitoria, do presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADURFGS-Sindical), professor Cláudio Schererd+ e dos professores Giovane Azevedo e João Maurício Lima de F. Mota, secretário geral e diretor financeiro, respectivamente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte e Monte Claros (APUBH). Também estiveram presentes um dos coordenadores gerais do Sintufsc, Celso Ramos Martins, e a deputa estadual reeleita Ângela Albino (PCdoB), além do diretor do Centro Sócio-Econômico (CSE), professor Ricardo José Araújo Oliveira.