A partir desta segunda-feira, junto com o Boletim da Apufsc, os professores receberão um folder que deflagra a campanha de filiação ao Sindicato. O material, além de apresentar as vantagens de ser sindicalizado, ainda traz a ficha de filiação, que deve ser destacada, preenchida e entregue na Apufsc ou para o representante do departamento no Conselho de Representantes.
Entre as vantagens apresentadas no folder para filiar-se à Apufsc estão a participação nas decisões que dizem respeito às questões coletivas dos professores, os eventos de convivência e lazer organizados pela Apufsc, o acesso aos convênios – incluindo Unimed com adesão sem carência durante o mês de setembro e Uniodonto, além da assessoria jurídica não só para os direitos trabalhistas, mas também em casos de direito civil e de saúde.
Atualmente, a Apufsc tem um total de cerca de 2.500 sindicalizados. Destes, aproximadamente 1.400 são professores efetivos da ativa lotados na UFSC. A universidade, por sua vez, tem na ativa por volta de 2.500 docentes, sendo 500 substitutos. Além deles, mais cerca de 70 professores lotados no campus de Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) podem se filiar ao Sindicato, que representa toda categoria em Santa Catarina.
Para estreitar os laços com os professores da UFFS e também da UFSC em Araranguá e Joinville, a Apufsc está programando visitas a esses campi em data a ser definida.
A participação do professor é que faz com que o Sindicato seja forte e a Apufsc-Sindical está aberta para todos.