No dia 10 de agosto foi inaugurada a segunda etapa do primeiro prédio da sede própria do campus da UFSC em Araranguá. A parte entregue no início do mês tem 1.279 m2 e se junta à primeira etapa, concluída em agosto de 2009, com 1.227 m2.
As edificações estão localizadas em área plana, urbana, de 129 mil m2, muito próxima do Centro de Araranguá e da BR 101, relata o professor Sérgio Peters, diretor do campus.
Em sua avaliação, as duas etapas do prédio atendem adequadamente às necessidades atuais do campus e abriga os dois cursos. “Temos um projeto de prédio específico para a Engenharia de Energia com 3.750 m2 e temos os recursos para a sua construção, prevista para ser entregue no inicio de 2012, quando começaremos a utilizar laboratórios de ensino específicos de engenharia”, explica Peters.
O diretor diz ainda que o campus conta com uma biblioteca setorial “com um acervo crescente, mas que já atende aos pedidos dos alunos nas fases iniciais” e com um auditório para 70 pessoas, utilizado para palestras e reuniões.
O curso de Engenharia de Energia tem um ciclo básico de três anos, no esquema do Bacharelado Interdisciplinar (BIS), composto, em boa parte, por disciplinas teóricas. As 80 vagas oferecidas até agora foram integralmente preenchidas.
Já o curso matutino de Tecnologias da Informação e Comunicação não conseguiu preencher ainda toda a sua capacidade. No período matutino, 72 das 150 vagas foram ocupadas, incluindo as do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), implantado pelo MEC. Falta fazer a terceira chamada para preenchimento das vagas remanescentes.
O período noturno atraiu mais alunos, com 129 das 150 vagas oferecidas foram ocupadas.