Uma gestão para melhorar a vida das pessoas

Nosso objetivo maior à frente do governo do Estado será  melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-as mais felizes.  Vamos para isso  desenvolver  um conjunto de projetos que serão acompanhados  pelo cumprimento de metas estabelecidas  a  partir de indicadores de desenvolvimento social.

No nosso entender, o que move a ação da política na esfera pública são as perguntas: o que o Estado deve fazer? E como faz?

Responder a essas questões é o pretendemos ao apresentarmos aos catarinenses nossos compromissos para governar o Estado de Santa Catarina no período compreendido entre 2011 / 2014.

Nossa proposta contempla um cenário positivo para Santa Catarina. Define as condições de uma sociedade desenvolvida, democrática, igualitária, inclusiva, inserida na economia mundial e participando ativamente dos processos decisórios no âmbito da política nacional, que se consubstancia em garantir as liberdades substantivas – o fim das privações econômicas, políticas, sociais, de segurança – das pessoas.

Coloca a educação e o conhecimento  como os elementos que permeiam   todas as esferas da  ação pública .

Nessa perspectiva de desenvolvimento, as pessoas são vistas como ativamente envolvidas – dada a oportunidade – na conformação de seu próprio destino, e não apenas como beneficiárias passivas dos frutos de programas de desenvolvimento.

Inseridos nesse contexto estão os cinco pilares do desenvolvimento sustentável: Sociald+ Ambientald+ Territoriald+ Econômicod+ Político. Como já foi dito, a administração pública será orientada para o cidadão e para obtenção de resultados.

O Estado, nos novos paradigmas de desenvolvimento regional, está baseado fortemente no resultado dos processos e nas dinâmicas econômico-sociais, determinados por comportamento dos atores, dos agentes e das instituições locais.

A ação do Estado será avaliada pelos resultados obtidos e as dinâmicas sócio econômicas serão determinadas pelo  comportamento dos atores, dos agentes e das instituições locais.

A estratégia global de desenvolvimento regional será de tipo endógeno – do Município para o Estado – sustentada por uma coletividade ativa de agentes públicos e privados atuando com um mesmo interesse: o de manter a dinâmica e a sustentabilidade do sistemas produtivos locais.

São princípios básicos do  modelo proposto pela Aliança por Santa Catarina :

– A ética como preliminar para o exercício da função públicad+

– O governo orientado por missões e não por setoresd+

– Foco nos valores da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestadosd+

– Prioridade de atenção às necessidades sociais básicasd+

– Valorização do servidor público de todas as áreasd+

– O Estado será um promotor do desenvolvimento social e econômico

Acreditamos serem esses os pressupostos básicos que sustentarão uma ação de governo consciente e  eficiente . Um governo que funcione .

Reafirmamos por fim, nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida do Catarinense.