A Apufsc Cultural promove, nesta quarta-feira, dia 18, a primeira edição de suas Tertúlias Filosóficas. O evento acontece na Livraria Livros E Livros do Centro de Cultura e Lazer da UFSC a partir das 17 horas.
Nesta primeira edição será exibido o filme curta metragem “Solitário Anônimo”, dirigido pela antropóloga Débora Diniz, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) e que recebeu o Prêmio Especial do Júri do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, em 2007, além do prêmio de melhor documentário do WSFF Tailândia. A exibição do filme será sucedida por um debate a respeito dos temas levantados pela obra.
As Tertúlias Filosóficas serão realizadas periodicamente, buscando criar um espaço cultural democrático que reúna pessoas interessadas em trocar idéias e experiências sobre temas diversos. Serão sessões de duas horas, com um material previamente definido – livro, texto, artigo, música ou filme.
Um dos principais objetivos das Tertúlias é promover espaços de diálogo igualitário para o desenvolvimento de processos de transformação pessoal e, conseqüentemente, do entorno social e familiar mais próximo. Nesses diálogos não há “uma” única verdade a ser aceita, mas pensamentos a serem compartilhados. Da mesma forma, ninguém será “a autoridade” no assunto, independente da formação e titulação de cada um.