Curitibanos terá mais cursos em 2011

Desde o último dia 12 de abril, o campus da UFSC em Curitibanos está funcionando em local próprio, com o término das obras de construção de um prédio de 5 mil m2, edificado numa área de 250 mil m2 doada pela Empresa Agropastoril Gaboardi Ltda. e da Prefeitura Municipal de Curitibanos.

O diretor administrativo do campus de Curitibanos, Olávio Gevehr, destaca que as condições do prédio são excelentes e ressalta que o maior problema é causado pelo acesso ao local. A pavimentação asfáltica do trecho de 3,2 km até o campus está em curso e até sua conclusão, quem se dirige à universidade enfrenta muita dificuldade em dias de chuva, sendo necessário que as máquinas da empreiteira contratada para a obra trabalhem para garantir o tráfego de veículos.

Atualmente, o campus de Curitibanos oferece vagas nos cursos de Agronomia e de Engenharia Florestal. São 12 professores e oito servidores técnico-administrativos contratados. Em agosto, 220 alunos deverão estar matriculados nas 300 vagas oferecidas nos dois cursos, que começaram a funcionar em agosto de 2009.

A exemplo de Joinville, os cursos de Curitibanos também seguem o modelo de Bacharelado Interdisciplinar (BIS). No final do primeiro ciclo de três anos, o estudante é graduado como bacharel em Ciências Rurais. Em seguida, o aluno pode optar por cursar Agronomia ou  Engenharia Florestal e em dois anos concluir a formação em uma das áreas.

Novos cursos deverão ser oferecidos em 2011, mas a definição vai levar mais 60 dias, informa Gevehr. O diretor administrativo explica que a pedido da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFSC, houve um amplo envolvimento da sociedade definição das demandas regionais. “Entre os trabalhos realizados, contamos com a participação da Associação Comercial e Industrial, Sindicato da Indústria Florestal, Gerência Regional da Educação, Prefeitura Municipal de São Cristóvão do Sul, Jornal “A Semana”, Audiência Pública Virtual da Câmara de Vereadores e sugestões através do site www.curitibanos.ufsc.br”, informa o diretor administrativo. “A partir das sugestões apresentadas, está sendo realizado um estudo aprofundado sobre a conciliação dos interesses da sociedade e viabilidade técnica por parte  da própria UFSC”, explica.

Além de Olávio Gevehr como diretor administrativo, o campus de Curitibanos tem Cesar Damian como diretor geral. O grupo que trabalha lá está elaborando projetos para implantar um centro de pesquisa e extensão numa área de 242 mil m2 doada por  Aluízio Werncke. Outro terreno, de 320 mil m2, está sendo cedido pela Prefeitura e pela Epagri e vai ser utilizado para experimentos na área florestal em parceria com a própria Epagri e a Embrapa. Mais uma área, de 3 mil m2, será doada para abrigar as instalações próprias do curso pré-vestibular que será oferecido para 300 estudantes.