Faleceu na tarde de sábado, 24/4, o professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Educação da UFSC, Ari Paulo Jantsch, de 52 anos. A morte foi causada por um acidente doméstico, em Santa Cruz do Sul (RS), quando o docente limpava uma calha de sua residência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a conduzir Ari até o Hospital Santa Cruz, mas ele não resistiu e morreu em decorrência de traumatismo craniano e deslocamento da cervical. O velório e o sepultamento aconteceram no domingo, no Cemitério da Paz Eterna.
Natural do Rio Grande do Sul, Ari Paulo Jantsch ministrava aulas nos cursos de graduação em Pedagogia e Geografia, além do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Era graduado em Filosofia, tinha mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutorado, também pela UFRGS. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) concluiu uma especialização em Educação Popular.
Interessava-se por pesquisar questões como trabalho e educação, filosofia da educação e políticas voltadas ao meio rural. Foi autor e organizador de 11 livros e edições. Nos anos 1980, lecionou também na antiga Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (FISC). Atualmente coordenava o Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Nota de falecimento
É com tristeza que soube do trágico e prematuro falecimento do Prof. Ari Jantsch, nosso associado. Uma morte que desolam aqueles que com ele conviveu. O Ari, que conheci tão logo chegou à UFSC, era um intelectual sistemático, dedicado e muito vinculado a princípios de liberdade e educação, com uma intensa e rica trajetória intelectual.
Como uma pequena homenagem de admiração e estima, compartilho um dos últimos trabalhos do Ari, a ser publicado em livro com textos apresentados na Anped – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, uma síntese de seus estudos sobre mercantilização da universidade pública.
Consternadamente,
Prof. Armando Lisboa
Presidente da Apufsc-Sindical
Clique aqui para ler um dos últimos artigos do professor Ari Paulo Jantsch