Novo CR se reúne pela primeira vez

Desejamos nossas boas vindas aos representantes dos professores no primeiro Conselho de Representantes (CR) da APUFSC-Sindical, gestão 2009-2011.

O CR é a maior instância deliberativa da APUFSC, abaixo apenas da Assembléia Geral, e os Representantes são os vínculos entre a entidade e os associados, em cada departamento ou escola da UFSC e da UFFS, cujos professores tenham atividades em campi localizados em municípios do Estado de Santa Catarina.

Daí a sua grande importância em sua função de representação dos professores.

A APUFSC-Sindical tem uma série de desafios para este e para os próximos anos, cuja solução depende da contribuição de cada um de nós:

-a obtenção da carta sindicald+

-a inserção da APUFSC no sindicalismo universitário em nível nacionald+

-o cadastramento de novos associados, sobretudo nos novos campi da UFSC (Joinvile, Araranguá e Curitibanos) e UFFS (Chapecó) e o aumento da representatividade da entidade, procurando estimular nossos associados a dividirem conosco os problemas sindicaisd+

-a readequação dos estatutos à nova realidade da APUFSC com a criação de dispositivos que permitam a ampliação da participação dos associados nos processos de decisãod+

-o estudo, a proposição e a deliberação de propostas (carreira e salários, aposentadoria, condições de trabalho, saúde,…etc) que expressem a vontade dos associados e que contemplem nossas reivindicações.

A Diretoria da APUFSC estará propondo a formação de grupos de trabalho em cada um desses temas, que deverão ser submetidos à aprovação do CR, de acordo com as nossas normas estatutárias. Há várias propostas de carreira e salários sendo discutidas em nível nacional em entidades vinculadas à Andes e ao Proifes e estas propostas precisam ser levadas ao conhecimento e discutidas entre os nossos associados. Da mesma forma, a questão da aposentadoria está se mostrando preocupante considerando as medidas do governo em relação à previdência, que afetam, sobretudo aos ingressos após 2003.

Concluímos com nossas cordiais saudações.

Armando de Melo Lisboa

Presidente

Paulo C. Philippi

Secretário