Contando com o secretário geral da Apufsc, Paulo Cesar Philippi, como um de seus palestrantes, a ADUnB e a APUBH (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros) realizaram na última quarta-feira, dia 22, um seminário nacional para debater propostas e ações para a Carreira Docente.
O presidente da Adunb, Flávio Botelho, destacou que o centro da discussão sobre a Carreira reside na questão da isonomia. Já José Siqueira, presidente da APUBH, avaliou que no âmbito do governo federal o debate está paralisado.
O professor Philippi apresentou uma análise comparativa dos salários dos SPFs e considerações sobre possíveis linhas de ações do Sindicato em defesa do Professor e da Universidade, considerada como entidade do Estado e a sua singularidade em sua missão de dominar, desenvolver e socializar o conhecimento.
O seminário propôs ainda a criação de diversas atividades conjuntas, que incluem uma lista de discussão comum para as AD’s envolvidas e a realização de um segundo seminário sobre a carreira docente em Natal, no Rio Grande do Norte.