Manifesto de indignação

Veja a notícia divulgada na página da UFSC:

“23-02-2010 09:25:16 – NDI busca soluções para reiniciar atividades docentes

Com dificuldades para dar início às atividades docentes de 2010, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) realiza uma reunião ampliada às 15h30 desta terça-feira, dia 23, no auditório da Reitoria da UFSC. Vão participar familiares das crianças e representantes da Administração Central, Diretório Central de Estudantes (DCE) e sindicatos dos trabalhadores técnico-administrativos (Sintufsc) e docentes (Apufsc). O encontro vai ser coordenado pela diretora do NDI, Regiane Parisi Freitas… (continua)”

Pois bem, como pai de alunos do NDI participei da reunião mencionada acima. Meu principal objetivo era descobrir da administração central, o porquê do não atendimento das reivindicações do NDI, entre elas a contratação de 12 professores substitutos, sem os quais o semestre não poderia começar. Bom, a reunião começa com a presença de muitos pais de alunos e outros… Porém ninguém da administração central. No meio da reunião vem a notícia de que a reitoria liberou a contratação dos 12 substitutos e, portanto, as aulas podem começar (a partir da semana que vem). Alegria na platéia!! A reunião segue com exposição de pais e professores sobre a situação do NDI.

Mas falta alguma coisa. Para quem estamos falando?? Quem está ouvindo nossas reivindicações?? Quem está ouvindo nosso agradecimento pelo atendimento a várias reivindicações?? Nós mesmos!! Em uma plena demonstração de desrespeito e desconsideração, a administração central não enviou nem um representante à reunião. Ou uma justificativa para sua ausência. Senti-me um perfeito otário. Afinal, custava mandar alguém para explicar por que o NDI teve que fechar as portas para conseguir a contratação de professores substitutos?? Por que nada foi feito para resolver os problemas antes de “perdermos” o NDI por uma semana?? No ano que vem os mesmos problemas se repetirão?? Mas não… Não havia ninguém para nos ouvir e sanar nossas duvidas… Não posso então criticar ou elogiar a ação da administração central no que toca as reivindicações do NDI… Posso apenas lamentar a falta de respeito e consideração comigo e com nossos colegas. E manifestar minha indignação!!!