O Ministério da Educação (MEC) abriu a segunda rodada de inscrições para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretendem usar a nota para entrar no ensino superior.
O número de vagas é maior do que o esperado: 29.240 (61% do oferecido na primeira fase). No Rio são 3.079 vagas disponíveis.
Segundo o MEC, as vagas não teriam sido preenchidas na primeira fase porque outras universidades divulgaram suas listas de aprovados — e muitos aprovados por intermédio do Enem preferiram se matricular nessas outras instituições. No Rio, há vagas em 136 cursos.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona candidatos às vagas de universidades e instituições federais de educação, ciência e tecnologia e que tenham participado do Enem em 2009. São oferecidas vagas nas 51 instituições participantes do Sisud+ o resultado sairá dia 22.
Segundo o MEC, podem participar alunos que, além de terem feito o último Enem, não se inscreveram na 1aetapa do Sisu ou não foram selecionados. Quem participou da 1a-fase e não foi beneficiado poderá participar, mas precisa se inscrever pelo site do MEC (www.mec.gov.br).
Para participar do Sisu, o estudante terá de informar seu número de inscrição no Enem 2009 e a senha usada no exame. Candidatos que tenham perdido o número ou a senha podem recuperá-los no site www.enem.inep.gov.br. Já o candidato que cadastrou sua senha no Sisu na primeira etapa deverá usá-la novamente.