No campo administrativo, a diretoria da Apufsc tomou algumas decisões no sentido de melhor estruturar e organizar a gestão da entidade.
Uma nova assessoria contábil foi contratada para atender às necessidades do Sindicato. Paralelamente, foram feitas alterações na relação com os funcionários, com ajustes salariais, nas atribuições funcionais e na nomenclatura dos cargos.
Foi feito ainda um levantamento completo do patrimônio da entidade, incluindo mobiliário, computadores e demais utensílios e equipamentos que pertencem ao Sindicato. A etapa seguinte deste processo será determinar o valor correto de cada item que compõe o patrimônio da Apufsc-Sindical.
Como forma de aprimorar o controle da gestão, uma nova assessoria de informática foi contratada para desenvolver um novo sistema informatizado de administração. Este sistema terá uma integração melhor definida com o site e permitirá, em breve, que os professores tenham acesso a seus dados, incluindo o andamento das ações judiciais.
Neste sentido, a primeira etapa de modernização do site da Apufsc foi implantada durante 2009. A página ficou mais completa e ágil, com novas seções e com uma área restrita aos associados, o que permitiu, inclusive, realizar, pela primeira vez, consultas eletrônicas sobre temas de interesse dos professores.