O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 837,8 milhões ao grupo Impsa para a implantação de dez parques eólicos, localizados nos municípios de Água Doce (Meio-Oeste) e Bom Jardim da Serra (Planalto Serrano).
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, os projetos, com potência instalada total de 222 MW (megawatts), foram aprovados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa) e fazem parte do Programa de Aceleração do Investimento (PAC). O investimento total é de R$ 1,2 bilhão.
Hoje, Água Doce tem dois parques de energia eólica, um com potência total de 9 MW e outro de 4,8 MW. E Bom Jardim da Serra tem um parque com potência de 0,6 MW.
Os dez novos parques da Impsa contarão com total de 148 aerogeradores fornecidos pela empresa WPE, pertencente ao grupo e que possui fábrica em Suape (PE). Além disso, o projeto envolve a montagem eletromecânica das unidades aerogeradoras, a execução de obras civis e elétricas e de engenharia.
Operação comercial prevista para 2010
A previsão é de entrada em operação comercial da última usina até dezembro de 2010. O BNDES informou que o investimento será responsável por 150 empregos diretos na fase de construção e de 50 novos postos de trabalho na fase de operação. De origem argentina, a Impsa opera no Brasil através de suas controladas WPE (Wind Power Energy), Inverall Construções e Energimp.
A notícia foi divulgada ontem, um dia após o primeiro leilão para compra de energia eólica pelo governo federal, do qual Santa Catarina ficou de fora. Dos 339 projetos habilitados, apenas dois eram para parques em terras catarinenses e nenhum foi contratado. O leilão resultou da contratação de 71 projetos nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Sergipe.